A CONTAMINAÇÃO DO BRASIL


A Câmara dos Deputados realizou, pela Comissão de Meio Ambiente, em maio de 2007, onde fui titular, uma audiência pública quando foi lançado para o Brasil o mapa da contaminação ambiental. Esse mapa, até então desconhecido do grande público e das instituições brasileiras, foi apresentado, enumerando as áreas contaminadas.
Pela contagem parcial, foram identificadas mais de 21 mil áreas contaminadas por diversos tipos de acidentes ambientais. Eram acidentes que envolviam empresas petrolíferas e de derivados de petróleo, postos de gasolina e indústrias químicas com seus poluentes, resíduos tóxicos, resíduos hospitalares, lixos ou os chamados “lixões”.
A partir desses mais de 21 mil acidentes ambientais, foram contabilizados 12 mil lixos ou “lixões”, que não são aterros sanitários, mas amontoados de entulhos, inclusive os provenientes dos hospitais, que não recebem qualquer tratamento.
Nessas áreas, 20 milhões de pessoas já foram direta ou indiretamente contaminadas. Essa é a realidade do Brasil. Estamos praticamente em um caos! Mais da metade de nossas águas estão, aparentemente, contaminadas e, em poucos anos, serão um problema de saúde pública gravíssimo.
O Ministério da Saúde contabiliza oficialmente 15 mil acidentes, de cujas áreas apenas 700 foram visitadas e feito diagnóstico. Assim, 14.300 áreas ainda não receberam a visita do Estado, ficando completamente desprotegidas e isentas de qualquer ação organizada do Ministério da Saúde, assim como a população que, por acaso, nelas vive.
O mapa, que contém sugestões pontuais e específicas sobre o assunto, foi encaminhado à Câmara e, esperamos que, posteriormente, seja enviado aos Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente, visto que não temos apenas um problema climático, com o qual toda a população está comprometida, mas temos um problema mais urgente. Isso deveria ter sido resolvido ontem e precisa ser solucionado, no máximo, nos próximos 5 anos.
O governo brasileiro precisa criar um instituto interministerial com poderes para resgatar as áreas contaminadas, proteger as pessoas expostas a essa contaminação e, especialmente, preservar o bem maior que temos: a mãe natureza, presente de Deus, Terra onde vivemos.
Deputado bispo Rodovalho
10/03/2010.

2 thoughts to “A CONTAMINAÇÃO DO BRASIL”

  1. Acreditam que somente ontem à tarde recebi resposta da Petrobrás sobreminha consulta sobre as áreas contaminadas por vazamentos etc? Estamos nesse debate desde maio de 2007! É impressionante a morosidade como casos e temas como esse de vital importância são tratados…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *