Aprendendo a lidar com a excelência

Durante a minha jornada ministerial e também nos treinamentos desenvolvidos por mim Brasil afora, sempre que abordo o assunto excelência, as pessoas me questionam: “mas afinal, o que é a excelência?”

Excelência é a medida plena, o padrão perfeito, o molde cheio. É a plenitude em qualquer dimensão da vida humana, estabelecendo um referencial pelo qual somos medidos. A excelência acaba se tornando um estilo de vida, ou não, para cada um de nós.

O universo em que vivemos pode ser considerado o maior e mais completo exemplo de excelência. Basta observarmos as cores, os sons, a temperatura e todos os sinais que contribuem para a vida acontecer. Nele não sobra nem falta nada, tudo acontece na justa medida.

A existência portanto, é uma sinfonia de excelência em todos os sentidos e o universo é dos nossos melhores professores. Tudo nos remete à busca pela excelência: desde as sensações de alegria, prazer ou tristeza às de saciedade de nossas necessidades básicas como a fome, a sede ou o sono. Estamos, a todo momento, buscando suprir nossas necessidades tendo em vista, consciente ou inconscientemente, a excelência desse suprimento.

Podemos estabelecer um profundo compromisso com a excelência em todas as áreas de nossas vidas, da família ao trabalho, passando por nossos ministérios. É uma decisão de vida pessoal. É a escolha de um padrão de vida.

O que você vai ser neste mundo? Em qual categoria você estará inserido? Pense nesse desafio e decida o caminho no qual você vai projetar a sua vida: o da excelência ou da mediocridade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *