Características de um líder eficaz

Ninguém nasce líder, mas aprende-se, aperfeiçoa-se na liderança. É uma busca constante. Listo abaixo quatro dicas importantes para você que tem um chamado para liderança.

1) É um líder que tem o poder da motivação – sabe incentivar, fazer com que as pessoas passem a acreditar que, seguindo orientações e traçando metas, terão uma grande possibilidade de vencer;

2) É um líder que tem o poder de correção – isso é algo a ser conquistado, resultado de investimento, trabalho, confiança pessoal e relacionamento. É resultado da autoridade que você conquistou pelo seu sucesso. Corrigir é dar forma correta, endireitar, suprimir o erro, reparar, consertar os desvios, trazer de voltar para a trajetória proposta. A chave para uma ação efetiva que vai redirecionar a vida de seus discípulos está em corrigir o problema, e não em atacar as pessoas.

3) É um líder que tem o poder de supervisão – isso é saber trabalhar com relatórios, metas, cronogramas, supervisão constante. Isso traz credibilidade àqueles que estão sob a sua liderança. A grande diferença entre um líder medíocre e um líder excepcional é o olho clínico, a capacidade de não apenas ver os resultados, mas fazer um diagnóstico deles; não apenas ver os alvos não alcançados, mas detectar as razões disso.

4) É um líder que tem o poder de arregimentação – isso é uma autoridade conquistada. Liderança não é imposição, mas uma conquista através do amor e do espaço que a própria pessoa dá. Não adiantar forçar, brigar, bater no vazio, se a pessoa não der esse espaço a você. A capacidade de arregimentar depende da credibilidade e do carisma do líder em relação aos seus liderados. É a habilidade de transmitir esperança, gerar ânimo, criar ação e reação das pessoas. O líder eficaz é aquele que tem em seu DNA uma “cultura” de vitória. Com essa cultura, com esse “gene”, ele passa sua eficácia para os outros!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *