Como se constroi um vencedor

Um dos segredos para vencer na vida é ter foco e fazer o que gosta. Não tem erro! 

De que é feito um vencedor? É possível se fabricar um? Com que matéria-prima? Por que algumas pessoas chegam lá rápido enquanto outras passam a vida apenas tentando? Nesse meu tempo de vida vi pessoas de todos os jeitos e maneiras, as que conquistavam e as que tentavam conquistar. Fui observando que existem alguns pré-requisitos que as separa.

Para ser uma pessoa vencedora, em qualquer área da vida, é preciso fazer o que gosta. Esse é o primeiro degrau da escada do sucesso. Se você gosta do que faz, você não se estressa e faz bem feito.  Felicidade também é você profissionalizar o seu hobby, é descobrir sua vocação. Para isso, é preciso ser um especialista polivalente e não um generalista múltiplo como se ensinou no passado.

Vencedores são setas

ibernhd001p1Certa vez um repórter perguntou a uma famosa atriz do passado, Sarah Bernard, se ela era feliz. Ela respondeu: “O que eu mais gosto de fazer na vida é representar teatralmente nos palcos da vida e quando as pessoas me pagam para me ver fazer o que eu mais gosto de fazer, é claro, que sou feliz!”.  Para mim essa foi uma das maiores definições da felicidade. Se você faz o que gosta, você nunca trabalha, se diverte, não vê as horas passarem. Transforma seu potencial em performance e seu empenho vira desempenho. Mas, se não gosta do que faz, então, lhe sobra à opção de acreditar no que faz. Agora se você não gosta e nem acredita…bem, a alternativa seguinte não é muito boa: você é um candidato ao tédio, à fadiga, rotina massacrante e, por fim, doenças oncológicas.

Outro fator muito importante é focar com inteligência, estratégia e ação. Perder é desfocar, desconcentrar, dispersar. Os vencedores são setas, os perdedores são círculos. Focar é definir prioridades e escrever planos de ação para alcançá-los. É ter uma ideia fixa na cabeça e ir até o fim com ela. É fazer a pergunta certa que gera emoção competente. Ao invés de perguntar: Qual o trabalho que dá mais dinheiro hoje? Pergunte qual é a sua verdadeira vocação, quais são seus pontos fortes. Vencer é focar. É se concentrar corretamente, sempre naquilo que se quer e jamais naquilo que não se quer.

Bispo Rodovalho é fundador e presidente da igreja evangélica Sara Nossa Terra, que conta com cerca de 1.040 templos no Brasil e no exterior e mais de um milhão de membros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *