Como ser pai com excelência

Você só será um homem de excelência se você foi um filho excelente. Davi usa a expressão “ish” para o seu filho Salomão, porque entendeu o que significa um homem completo. Mas, antes de ser um homem completo, Davi foi um filho completo. Ele tinha uma ótima relação com seu pai Jessé e isso contribuiu para o desenvolvimento de sua excelência, como homem e rei.

Em 1 Crônicas 29:10 ele diz: “Bendito és tu, Senhor Deus de Israel, nosso pai de eternidade em eternidade”. 

Davi foi o único homem no Velho Testamento a chamar Deus de Pai.

Abraão nunca chamou Deus de Pai, assim como Isaque, Elias, etc. Jesus inicia a oração do “Pai Nosso” com a palavra “Pai”. Essa palavra no hebraico é “Abba”, que quer dizer “fonte”. Se você não foi um filho completo, você terá problemas na sua hombridade e isso lhe trará as marcas. O reflexo do seu relacionamento com o seu pai, infelizmente, acaba ferindo seus filhos ou atingindo sua família.

Um dos segredos de Davi é que ele foi um excelente filho, ele, como já dissemos, foi o único a chamar Deus de “Abba”, ou seja, Pai. Pai é afeto, carinho, abraço. Para você ser um “ish”, um homem completo, você precisa ser um filho completo. Se o seu pai já é falecido e você ainda guarda feridas e mágoas, você pode escrever uma carta para Deus reconciliando-se com o seu pai.

Um homem completo precisa aprender a ser um marido excelente. Ele precisa aprender a reproduzir essa excelência, como filho, marido, e pai. Excelência é aprender a receber, a repartir e a reproduzir. Davi não foi convidado para a única festa de sua família. Quando o profeta Samuel foi à casa do seu pai, todos os irmãos estavam presentes, menos Davi. Entretanto, o único que estava ausente, foi o escolhido por Deus. Não ser convidado amargurou Davi? Não, pois ele tinha uma excelente estima.

A estima de um filho é diretamente proporcional ao afeto de seu pai. Quando você tem afeto de um pai, você tem estima, quando você tem estima, você tem valor próprio. Você levanta sua cabeça, você é alguém que tem dignidade porque acredita em si e conhece seu valor. Cuidado com a educação de seus filhos, pois a falta de valor próprio nasce da desvalorização que a criança sofre em sua infância.

Cuidado quando o que é importante para seu filho precisa ser importante para você também. O que é importante para o seu filho, não é o que é importante para você. O seu filho não irá fazer o seu programa, você é quem deve fazer o programa do seu filho.

Muitos pais perdem a conexão com seus filhos porque não entendem este conceito. Nós trazemos para a nossa vida aquilo que nós fomos como filhos em nossa família. Pessoas de estimas boas, pessoas de valor próprio são filhos que tiveram afeto, carinho e amor pelo pai. Por isso, para você ser um homem pleno, que vive em excelência, você precisa ter sua filiação resolvida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *