Diminui o número de cristãos nos Estados Unidos

A quantidade de cristãos nos Estados Unidos está diminuindo, é isso que afirma uma pesquisa realizada pelo Pew Research Center. Pelos resultados é possível afirmar que entre 2007 e 2014 pelo menos 5 milhões de adultos deixaram de ser cristãos.

O valor representa uma queda de 8% em relação ao número de pessoas que se declararam cristãs há sete anos, quando a mesma pesquisa foi realizada. Hoje os Estados Unidos teriam 71% de sua população que segue ao cristianismo.

O instituto fez uma extensa pesquisa para chegar a esses números e o diretor do estudo, Alan Cooperman, afirmou que até mesmo no chamado “Cinturão da Bíblia” – região sudeste dos Estados Unidos – foi possível notar a queda do número de cristãos.

Uma das possíveis explicações para esses números é a mudança de geração, quando a população não-cristã chegou à fase adulta e passou a substituir os adultos mais velhos e mais cristãos. Outra possibilidade apresentada é a quantidade de ex-cristãos, pessoas que chegaram a exercer a fé e hoje desistiram dela se juntando aos “sem religião”.

Mas nenhuma dessas afirmações está no relatório do Pew Research Center que ouviu 35 mil adultos e oferece um panorama abrangente a respeito da religião nos Estados Unidos.

Enquanto o número de cristãos despenca, o de ateus e agnósticos representa 7% dos adultos no país, o que seria o dobro do número da pesquisa de 2007.

Religiões não-cristãs como judaísmo, o islamismo e o hinduísmo tiveram um crescimento, mas em menor escala, subindo de 4,7% para 5,9% nos últimos sete anos.

Fonte: O GLobo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *