Líder: aprenda a trabalhar com processos

Jesus ensina que aquele que tem algo é porque aprendeu o segredo de ganhar e, assim, terá mais ainda. Entretanto, quem não tem não aprendeu o segredo de ganhar e irá perder até o que tem. Assim caminha a vida, demandando cada vez mais de nós. Então, para vencermos precisamos aprender a ter e a ganhar a cada vez mais e o conseguiremos se a unção, o poder e a graça de Deus estiverem sobre nós!

A parábola do semeador (Marcos 4) nos mostra que o agricultor lança a semente á terra, que somos nós. Depois, o solo ou o sistema que por si só produz os frutos. Muitos plantam com uma grande ansiedade de colher os frutos rapidamente, mas Jesus ensina que quem trabalha no Reino de Deus não pode ser ansioso. Quem deseja ter uma equipe de sucesso, quem deseja aprender a ter frutos, quem deseja ganhar, consolidar, treinar e enviar, quem deseja ter um time de águias não pode ter pressa.

Existe um processo nesse sistema: você irá dormir, acordar, trabalhar e repetir esse ciclo todos os dias até que o próprio sistema produza frutos que esperamos. A terra, que é o coração do homem que recebeu a semente, irá produzir seus devidos frutos. Entretanto, existem duas etapas anteriores ao fruto.

Primeiro aparecerá a erva (raiz), verifique se os seus discípulos têm raiz, se têm firmeza, se suportam as lutas e tempestades. Segundo, aparecerá a espiga (cacho). Verifique se os seus discípulos têm dons, talentos, paixão, prazer no trabalho do Senhor. Terceiro, aparecerá grãos, o fruto que esperamos. O grão é resultado da multiplicação da semente. Então, verifique se os seus discípulos estão sendo treinados, crescendo e multiplicando.

Tudo isso é um processo, e nesse processo muitos se perdem pois quem sabe ganhar terá, mais ainda, e quem não sabe irá perder até o que tem – a vida é assim. Em Deus nós precisamos aprender a ter, a ganhar. Assim, para ter uma equipe de águias é necessário descobrir as regras do sucesso: aprender a trabalhar com processos, trabalhar todas as etapas com paciência e perseverança, trabalhar com agenda e sem ansiedade, cumprir as metas estabelecidas, trabalhar esperando a resposta da terra na qual plantamos as sementes.

Na parábola do semeador (Marcos 4), o mesmo lançou quatro tipos de sementes na terra: na beira do caminho, no terreno pedregoso, debaixo dos espinhos e na boa terra. As sementes a beira do caminho foram levadas pelas aves, pelos demônios. São as pessoas que permitem que o diabo roube a palavra que foi semeada em suas vidas. As sementes em solo rochoso são as pessoas duras de coração, que não se sujeitam aos princípios da Palavra de Deus. As sementes entre espinhos são as pessoas que têm maldição familiar, incredulidade, falta de compromisso etc. As sementes em boa terra são aquelas que aceitam a palavra.

Entre as sementes plantadas na boa terra, que representam 25% das pessoas, apenas um terço dá frutos a cem, ou seja, cumprem suas metas, multiplicam seus dons, talentos, células etc. Assim, de cada 100 pessoas apenas 25 produzem frutos, e dentre essas apenas um terço cumprem suas metas. Ou seja, de cada cem apenas 8 frutificam e multiplicam com sucesso, com todo seu potencial.

Isso é o elemento mais frustrante e desanimador nos líderes, pois queremos tudo com rapidez, com ansiedade. Mas precisamos nos lembrar do processo: primeiro a raiz, depois o cacho e, finalmente, o grão. Não é porque alguns discípulos que andavam conosco desistiram, nos abandonaram, que vamos desanimar. Você saberá que tem realmente chamado por Deus, quando tiver paciência para dormir, acordar e trabalhar enquanto Deus está preparando o seu time. A paciência e a perseverança são as marcas do verdadeiro líder de equipe. Todo esse processo serve para nos amadurecer. Deus usa isso para tratar conosco, para tirar nossa ansiedade. Assim, trabalhe com paciência para formar sua equipe de águias.

 

Um comentário em “Líder: aprenda a trabalhar com processos

  1. Que alívio , bispo, este texto “aprenda trabalhar com processos” . Quando a gnt pensa que o discípulo está firme, começa a criar expectativas, de repente “vou fazer um curso, acho q não quero isso, prefiro esperar”…
    E não dá pra negar a tristeza que o líder sente. Ao mesmo tempo em que é saudável ter expectativas, é prudente não alimenta-las…
    Enfim, é propósito, coração em Deus , pensamento nos céus, olhos atentos aos arredores, pois as aves de rapina voam sorrateiramente sondando o ambiente.
    Deus lhe abençoe e inspire a inspirar cada vez mais…
    Um abraço
    Regina Célia Duarte -SNT Freguesia,Jacarepaguá,RJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *