Obtenha os resultados desejados

sucesso-atitudeO que um líder deve fazer para que seu trabalho obtenha os resultados desejados e seja reconhecido? Isto é um processo, e existem quatro etapas para que se realize com sucesso:

Passo 1 – Eu faço – Você observa. Este deve ser o princípio de tudo. Muitos liderados pensam que o fato de serem aprovados em algum processo de seleção é sinal de que são naturalmente aptos a exercer a liderança. Por isso, não levam o processo de aprendizado tão a sério. Nesta fase o líder deve saber se impor, para colocar os liderados nos seus devidos lugares. O liderado que se recusa a observar e aprender é o mais prejudicado, pois está deixando de aproveitar uma excelente oportunidade.

Passo 2Eu faço – Você ajuda. Tendo aprendido a observar e ouvir o líder, o liderado naturalmente passará a se espelhar no exemplo, assimilará a visão e demonstrará disposição para trabalhar. É a hora de abrir espaços e oportunidades para que as pessoas se envolvam no trabalho, desde que continuem se submetendo às orientações do líder. Pode ocorrer de um liderado se considerar em condições de tomar iniciativas para as quais ainda não está preparado, e isto deve ser vigiado e corrigido.

Passo 3Você faz – Eu ajudo. Este é o momento de envolver os liderados não apenas na ação, como também na responsabilidade que dela advém. O cuidado do líder nesse momento é o de controlar o entusiasmo do liderado que, se não for devidamente dosado, pode criar problemas de difíceis soluções. O acompanhamento do líder é fundamental nesta fase.

Passo 4Você faz – Eu observo. Esta é a hora de abrir espaço para que os liderados alcem seus próprios vôos. Mas não é o fim do trabalho. O líder tem o direito e o dever de acompanha-los, analisando os resultados de suas ações, iniciativas e corrigindo eventuais desvios de rumo em sua jornada.

Para ser um líder de resultados é importante passar por estas quatro fases no processo de formação de outros líderes, para obter o melhor e o máximo que eles têm para oferecer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *