Por que não escutamos a sabedoria?

Quem tem alguém que ama e tem dificuldade para ajudar essa pessoa, porque ela não te ouve, não te escuta e de alguma maneira isso te machuca? Quase todo mundo vive esse quadro. Um filho que não nos ouve,  uma filha que não nos escutou, uma irmã que você sabe que está caminhando para um lugar difícil, para um abismo, um marido que nem sempre escuta a sua esposa.

Sabe por que a mulher fala muito? Porque o marido não a escuta, então ela fica tentando fazer com que ele ouça, mas não é por muito falar. Se ele não te ouvir, não adianta falar muito, fale pouco porque as suas palavras são preciosas e o que é precioso é como perfume raro, não se joga fora. Perfume precioso você não acha em qualquer lugar, só em especiais. Não fale fora de hora, porque o homem não escuta em qualquer horário, ele só escuta em algumas situações, em outras a mente dele já está bloqueada. Agora a gente quer ouvir sim, o conselho certo na hora certa.

Por que o ser humano tem dificuldade de escutar a sabedoria? Homem, mulher, jovens, adultos, idosos, todos temos dificuldade de escutar a sabedoria. O que quer dizer ouvir a sabedoria? O que quer dizer ouvir os conselhos que muitas vezes vem dos lábios de um amigo. As vezes está nos lábios da esposa ou do marido, as vezes está nos lábios do filho ou da filha, nos lábios de um profeta ou apóstolo, do bispo de um líder, aliás, o seu líder sempre tem uma palavra de sabedoria, mas por que o ser humano tem dificuldade de ouvir? A resposta está em Mateus 13:13: Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não veem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem.

Jesus responde aos discípulos que lhe perguntam por que Ele fala por parábolas.  As parábolas são comparações e eles questionavam o  Senhor porque não falava rasgado, não falava claramente, mas por enigmas, por simbolismos e aí Jesus responde a pergunta dos discípulos e a minha. A dos discípulos era por que Ele falava por parábola e a minha é por que o ser humano tem dificuldade em ouvir a sabedoria, aliás, quando ele mais precisa é quando ele menos escuta. Quem mais escuta, menos precisa e quem menos escuta é quem mais precisa. A pessoa está indo num caminho para se tornar um alcoólatra e você vai conversar com ele, mas ele te resiste de todo jeito, tem mil desculpas, mil argumentos, diz que para de beber quando quiser. Então para! Aí ele diz que não quer, a vida fica melhor assim. Olha, esse relacionamento não vai te levar a nada. Você não está vendo que esse relacionamento está comprometido? Quantos mais as pessoas precisam, menos escutam, por que isso? Quem mais ouve está em circunstâncias, normalmente de quem menos precisa. O filho mais obediente é o que mais escuta e é o que menos precisa. Já aquele filho que mais precisa é o que menos ouve.  Isso é do ser humano. É uma complexidade da nossa vida, do nosso comportamento.

Não é a outra pessoa que precisa em primeiro lugar, é você, sou eu. Sabedoria  primeiro passa por mim e por você. O que Deus está dizendo na Palavra?  Que a sabedoria está disponível a todos os homens. A sabedoria não é silenciosa, ela fala e grita, sabe aonde? Nas praças, onde as pessoas estão. Nas encruzilhadas, dos altos muros, sabe o que quer dizer isso? Nas decisões da vida, no meio da multidão. A sabedoria está disponível e Deus sempre fala. Ele sempre colocou uma Palavra de bom senso, de orientação. Ele sempre coloca uma Palavra de vida na boca de um servo, de umas serva, em uma letra de uma música, de um bom filme. A sabedoria está aí, disponível, mas as pessoas não escutam

Um comentário em “Por que não escutamos a sabedoria?

  1. Muito obrigado!!! Porque através de suas citações de seus livros tem nos dado orientações de como agir e até mesmo reagir em cituações em que nos submetem a nos gastar nos falamos coisas a pessoas que amamos que nem mesmos a gente não suporta mas falar.Suas palavras tem sido um divisor de águas em minha vida pois és um líder que nos conduz a escuta um coração de Cristo…Muito obrigada por sua existência suas palavras, parabéns e que Cristo senhor nosso sempre tenha bênção sem medidas em sua vida.Meu líder de exelência. De sua discípula Joelma Porto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *