Seja um líder empreendedor

O líder é, por natureza e definição, um empreendedor. Não há meio-termo. Tente lembrar-se de algum grande líder que não tenha sido também um grande empreendedor. A disposição de empreender pode fazer a diferença entre o fracasso e o sucesso.

Se o líder é empreendedor por natureza, os liderados, por sua vez, precisam ser contagiados e encorajados a assumir a mesma postura. Neste caso, é muito útil estudar a biografia e o estilo de liderança de pessoas que se destacaram nessa área. Com o exemplo dessas pessoas, é possível aprender tanto os aspectos positivos quanto os negativos do espírito empreendedor.

Alexandre Magno, Napoleão, Martinho Lutero, Duque de Caxias, Henry Ford, Antônio Ermírio de Morais, Juscelino Kubitschek, madre Tereza de Calcutá… São inúmeros os exemplos de grandes empreendedores nas mais diversas áreas da atividade humana: política, economia, ação social, religião, etc. Mesmo as pessoas aparentemente mais reservadas foram grandes empreendedoras, ainda que a História não registre. Todas acertaram ou erraram, em maior ou menor grau, mas não tiveram medo de empreender e, por isso, deixaram um legado à sociedade.

John Maxwell diz: “A diferença entre as pessoas comuns das empreendedoras é a reação ao fracasso, bem como o que entendem por fracasso.”

Empreender é ousar. E ousadia é um diferencial importante na liderança. Portanto, se você deseja se desenvolver nas qualidades fundamentais de um líder, a capacidade de empreender deve ser uma de suas prioridades.Ser empreendedor é ter uma concepção do futuro, algo imperativo para todo o processo de liderança, e inclui o próprio desenvolvimento. A pessoa que não se importa com seu crescimento pessoal, dificilmente arriscará algo novo, diferente; jamais empreenderá ou sairá do lugar estático que se encontra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *