Teólogo diz que Jesus teve seis irmãos e nasceu 76 a.C

A biografia de Jesus é constantemente contestada

Jesus de Nazaré nasceu em Belém no ano 76 a.C, tinha seis irmãos, fruto do primeiro casamento de José, e começou sua atividade pública aos 30 anos, três antes de morrer. As afirmações são parte da biografia “crítica” de Cristo feita pelo teólogo e presbítero Armand Puig, um dos maiores especialistas europeus em ciências bíblicas.Por mais de um ano e meio, Puig trabalhou no livroJesus, um perfil biográfico, que foi lançado hoje e que pretende dar respostas históricas a algumas dúvidas, como por que Jesus Cristo começou sua atividade pública aos 30 anos ou quem foram os responsáveis por sua condenação e execução. Em entrevista coletiva, o escritor, que é dá aulas sobre o Novo Testamento na Faculdade de Teologia da Catalunha (nordeste espanhol), explicou que quis tratar a figura de Jesus “de um ponto de vista crítico”, embora tenha dito que não poderia fazer “de um ponto de visto cético ou apologético”. 

Puig ressaltou que é cristão, mas que quis que o livro fosse agradável também para os membros de outras correntes, porque a visão da obra quer ser ecumênica. O livro está divido em seis partes e começa repassando as diferentes fontes, tanto cristãs como não cristãs, que ao longo da história trataram da figura de Jesus.

A obra também aborda o contexto no qual Cristo viveu, na Galiléia, ao passo que no capítulo quarto, Puig se centra no personagem, desde seu nascimento em Belém até seus anos de atividade pública. Ele analisa a mensagem de Jesus e ressalta que ele sempre falava de Deus como “pai, não como rei”. Por fim, a obra acaba com a atitude de Jesus diante de sua morte.

O doutor em Teologia e Filosofia Francesc Torralba, que participou do lançamento do livro, aplaudiu o lançamento. “Esta é uma obra sólida Graças ao conhecimento que o autor tem dos textos e do contexto no qual Jesus viveu, mas também pedagógica e fácil de entender”, afirmou.

EFE
EFE – Agência EFE – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

 

One thought to “Teólogo diz que Jesus teve seis irmãos e nasceu 76 a.C”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *