Um líder tem controle emocional

O verdadeiro líder é uma pessoa de grande equilíbrio emocional, que sabe lidar com as mais diferentes situações sem perder o controle ou mudar de humor. Obedecido ou contrariado, satisfeito ou não, ele sabe que suas atitudes, suas palavras e seus gestos não podem lhe fugir ao controle, sob o risco de ter sua autoridade comprometida.

O controle dos seus hábitos ou a sua disciplina pessoal, é fundamental, pois é ela que exercita o espírito do líder. Ele pode até confiar em seus instintos, pois sabe que estão devidamente treinados.

Algumas disciplinas podem contribuir para o desenvolvimento do controle pessoal:

1) Administre seu tempo – não protele projetos ou decisões.

2) Administre seus cuidados pessoais – cuide de sua saúde, aparência, linguajar, modos. Sua imagem é seu patrimônio.

3) Administre seus hábitos – tenha atitudes e ações adequadas, pois seus seguidores irão imitá-lo.

4) Administre seus relacionamentos – valorize e cuide das pessoas.

5) Administre seu temperamento – aprenda a enfrentar as situações de risco ou tensão sem perder o controle. Isso não acontece da noite para o dia, por isso, não desista.

6) Administre seus sonhos – os sonhos o levam adiante, são os motores da liderança. Não deixe seu sonho de lado em prol da obra que está realizando. Seu sonho pode e deve estar diretamente vinculado à sua liderança. Ninguém lidera com eficácia quando negligencia os próprios sonhos.

O que dizer de um líder que, diante de uma situação de conflito, perde a cabeça e parte para as vias de fato? Ou que, ao ser questionado, começa a suar frio, gaguejar e acaba passando mal por não saber como agir debaixo de pressão?

Portanto, busque o equilíbrio, o controle, a autodisciplina, para ser um líder influente em sua geração!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *